Blog

A terceirização de serviços diminui os encargos trabalhistas


Por: www.blog.seguridade.com.br

Um dos maiores receios dos gestores modernos é o comprometimento com questões trabalhistas, que podem consumir muito tempo e recursos, além de denegrir a imagem da empresa diante do público e do mercado em geral.



Com a terceirização de serviços, essa preocupação diminui. Apesar de a empresa contratante também se responsabilizar pelo pagamento dos prestadores de serviços, eles não são seus funcionários, pertencem à empresa terceirizada ou prestam serviços a ela de forma autônoma.

Assim, cabe à empresa terceirizada assumir a responsabilidade pelo salário de seus funcionários e dos encargos relacionados, como: depósito de valor em dinheiro referente ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço); INSS (percentual depositado para garantir a aposentadoria do funcionário); 13º salário; férias; adicionais (insalubridade, periculosidade, horas extras, horas trabalhadas no período noturno); vales-transportes; diárias; atendimento médico e outras coisas.

A terceirização de serviços diminui os encargos trabalhistas

Todos esses encargos acabam implicando em custos mais altos para uma empresa quando ela contrata funcionários para diferentes setores, assinando a carteira profissional.

Naturalmente, a empresa terceirizada assume esses encargos com o pagamento efetuado pelos clientes, mas os clientes não se ressentem tanto financeiramente já que os preços dos serviços prestados são calculados considerando a quantidade de clientes disponíveis, ou seja, os custos acabam sendo distribuídos entre os diferentes clientes que apelam para a terceirização de serviços.

Motivos para terceirizar