Blog

O que você precisa saber sobre limpeza de eventos?


Por: www.blog.seguridade.com.br

Organizar um evento envolve muito planejamento e atenção a detalhes em todas as etapa — do pré ao pós-evento. Durante toda a organização, um item que não deve ser negligenciado em nenhuma dessas etapas é a limpeza de eventos. Ela garantirá que seus participantes tenham uma boa experiência e também não haja problemas com o fornecedor do local.

Atenção aos contratos e legislação



Em relação aos contratos com fornecedor do local, é necessário estar atento ao que se exige de limpeza pós-evento. Em geral, é necessário que se entregue o espaço completamente limpo e sem resíduos.

Em caso de eventos realizados em espaços públicos, é importante lembrar-se de consultar os órgãos públicos quanto a legislação vigente.

O que você precisa saber sobre limpeza de eventos

Uma forma excelente de trazer tranquilidade para o evento é terceirizar esse serviço, o que garante uma equipe treinada e especializada para a execução da tarefa. Nesse caso, lembre-se de verificar a idoneidade da empresa e se atentar aos contratos, principalmente em relação a questões trabalhistas e se todo aparato de limpeza como materiais e equipamentos estão inclusos no contrato.

Como ter um bom procedimento na limpeza de eventos



É importante que se divida o trabalho por equipes e setores para ter um trabalho bem realizado. Ou seja, tenha equipes para trabalhar em pontos específicos durante todas as etapas do evento — setorize, por exemplo, em cozinha, banheiros, retirada de lixo etc.

Veja abaixo como proceder em cada uma das etapas:

Pré-evento



Antes do evento, é necessário verificar se toda a estrutura necessária para a limpeza está funcionando corretamente — como descargas, torneiras, abastecimento de água, saboneteiras e suporte de papel higiênico. Para receber bem os convidados, deve-se limpar todos os ambientes do evento e verificar a higienização de pratos, talheres e copos onde os convidados serão servidos.

Durante o evento



A equipe que trabalhará durante o evento deve manter todos os ambientes o mais limpo quanto for possível, sem que o trabalho atrapalhe a execução das atividades do evento, retirando lixo, secando o chão e mantendo os banheiros sempre em ordem com reposição de papel e sabonete.

É importante que a equipe não deixe os materiais usados fora de lugar próprio para não causar acidentes, assim como sinalizar quando o chão estiver molhado.

Pós-evento



A equipe de limpeza pós-evento geralmente é a que fica com o trabalho mais pesado, pois é responsável por deixar todo o local completamente limpo para a entrega, retirar o lixo e verificar se todos os materiais utilizados na limpeza foram recolhidos.

Atenção aos colaboradores



Ainda que a equipe de limpeza seja terceirizada e já se preocupe com isso, verifique se todos utilizam os materiais de proteção — como avental, bota impermeável, luvas etc. É importante se preocupar com a segurança dos colaboradores para que não ocorra nenhum imprevisto ou acidente de trabalho durante o evento.

Toda a organização do evento deve ser voltada para o bem-estar e o conforto dos participantes — que, obviamente, não se sentirão confortáveis em um ambiente sujo. Além de manter a higiene do ambiente, a preocupação com a limpeza de eventos demonstra respeito aos participantes.