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Como funciona a terceirização em condomínios


Por: www.sindiconet.com.br

O que você precisa saber ao terceirizar a portaria, limpeza, segurança e outros serviços do seu condomínio


Como funciona a terceirização em condomínios

Hoje, muitos síndicos optam por empresas terceirizadoras de mão-de-obra em seus condomínios.

De acordo com o último censo Síndiconet, de 2015, respondido por mais de 4.500 pessoas em todo Brasil, 36,1% dos que participaram apontaram que seu condomínio utiliza mão-de-obra terceirizada.

Inicialmente, a ideia era gerar economia na folha de pagamento do condomínio. Mas esse benefício logo mostrou-se pouco factível, uma vez que os custos, na prática, acabam sendo semelhantes aos da contratação direta de profissionais.

O principal benefício percebido migrou, então, para a vantagem de o síndico poder delegar uma parte da administração condominial extremamente importante.

Assim, ele não é mais o responsável direto pela gestão dos funcionários. É a empresa contratada quem deve escolher, treinar e dar feedback aos colaboradores - além de montar a escala e pagar salários e direitos dos trabalhadores.

O que são e quais as atribuições das empresas terceirizadoras de mão-de-obra



Esse tipo de empresa oferece funcionários para diversas funções do condomínio. Seja para portaria, conservação, limpeza, vigilância e outros serviços, as terceirizadoras podem ajudar.

A empresa fica responsável também por montar a escala de trabalho no condomínio, treinar os colaboradores e também por repor qualquer funcionário que por ventura venha a faltar.

O condomínio paga uma taxa mensal à empresa e a mesma deve pagar não apenas o salário dos funcionários, como também as horas extras e todos os impostos e encargos.

Principais atribuições da empresa



✎ Oferecer funcionários que se encaixam nas funções

✎ Não deixar o condomínio sem funcionários

✎ Desenvolver uma escala inteligente e econômica para o condomínio

✎ Treinar os colaboradores sistematicamente

✎ Prover os equipamentos de trabalho dos funcionários

✎ Cumprir com o que foi acordado em contrato

✎ Oferecer direcionamento e feedbacks para os funcionários

✎ Providenciar a troca de funcionários que não estejam atendendo as necessidades do condomínio

Terceirização gera economia para o condomínio?



Logo que a opção da terceirização surgiu, muitos condomínios optaram pela modalidade para conseguir economizar.

Hoje, não é o que se vê praticado no mercado. Como dissemos no início, os custos com uma empresa séria de terceirização não se afastam muito do que custaria um funcionário próprio, uma vez que os encargos e direitos trabalhistas são os mesmos.

Por isso, por mais que seja sempre muito importante economizar e cortar custos, contratar aquela empresa que oferece o valor muito mais barato que a concorrência pode não ser uma boa opção.

Afinal, se o preço da mesma é tão competitivo, a terceirizadora pode estar pagando os funcionários abaixo do piso da categoria, ou não quitando os encargos e tributos devidos, o que pode, no futuro, se revelar um passivo para o condomínio.

Vantagens e desvantagens na terceirização



✎ Funcionários treinados

✎ Escala bem-feita

✎ Reposição em caso de falta, férias ou demissão

✎ Pagamentos de direitos trabalhistas

✎ Gestão de funcionários

✎ Menos trabalho para o síndico e administradora

✎ Menos riscos trabalhistas

Desvantagens



✎ Pode ocorrer grande turnover (troca, substituição) de colaboradores

✎ Esse turnover afeta a segurança do estabelecimento

✎ Risco da empresa não pagar devidamente direitos, encargos e tributos trabalhistas

✎ Não pode haver relação de subordinação ao condomínio, seja pelo síndico ou zelador. Quem deve gerir os funcionários é o encarregado pelo empreendimento na empresa

✎ Mesmo com cuidados, o condomíno pode ser futuramente condenado a pagar direitos trabalhistas devidos aos funcionários de empresas terceirizadoras

Satisfação com empresas de terceirização



Conforme mencionamos no início, segundo o levantamento do último censo SíndicoNet, 36,1% dos que responderam afirmaram que em seu condomínio contam com mão de obra terceirizada.

Dessa fatia que optou pela terceirização, a mesma pesquisa aponta que 78,2% dos clientes estão satisfeitos com o serviço prestado pela empresa.

Por outro lado, apesar de mostrar que a grande maioria está satisfeita com o cenário atual, os outros 21,8% apontaram um descontentamento com a empresa e serviços contratados.

Os condomínios demonstrarem um índice de satisfação perto de 80% para uma modalidade de serviço como essa, que depende 100% de capital humano e ainda conta com muitas empresas pouco qualificadas, não deixa de ser um resultado positivo. Mas essa outra parcela de 21% de insatisfeitos é relevante, e ressalta ainda mais a importância de saber escolher uma empresa séria para atuar no condomínio, analisa Julio Paim, diretor e fundador do portal SíndicoNet.

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